Ter, 18 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Centro Hospitalar ativa nível 2 do plano de contingência

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) o nível 2 do seu plano de contingência à COVID-19, na sequência do Despacho emitido pelo Ministério da Saúde para que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde assegurem uma resposta às necessidades epidemiológicas locais e equilibrem o esforço assistencial regional e inter-regional.


“Na sequência do referido despacho ministerial foi atribuída ao CHMT uma lotação de 197 camas para doentes Covid”, explica uma nota de imprensa do Cento Hospitalar, que acrescenta que “a capacidade de camas de Cuidados Intensivos pode ir até às 32 camas no Serviço de Medicina Intensiva”.
As novas medidas passam ainda, segundo a mesma nota, “pela avaliação de suspensão, durante o mês de novembro de 2020, da atividade assistencial não urgente que, pela sua natureza ou prioridade clínica, não implique risco de vida para os utentes, limitação do seu prognóstico ou limitação de acesso a tratamentos periódicos ou de vigilância”.
Face à alteração do plano estratégico transmitido no dia 3 de novembro aos hospitais, o CHMT vai recuperar algumas das medidas já adotadas na primeira fase da pandemia, nomeadamente a alteração dos horários do Serviço de Urgência Básica, “decorrente da necessidade de alocar recursos humanos nos cuidados diretos a doentes com infeção por Sars-Cov-2 e todos os outros doentes não covid”.
Os dois Serviços de Urgência Básica vão encerrar nos períodos noturnos, entre as 00 e as 8 horas, e a admissão de doentes encerrará a essas mesmas urgências básicas às 21 horas, uma alteração que entrará em vigor esta sexta-feira, 6 de novembro.
“No que concerne à atividade assistencial, em particular no respeitante à realização de consultas estas devem seguir a tipologia não presencial, via telefone ou via teleconsulta, desde que tal se revele adequado às circunstâncias clínicas do doente”, acrescenta ainda a mesma nota do CHMT.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB