A informação foi hoje avançada à Rede Regional esta sexta-feira, 1 de outubro, pelo diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, Carlos Ferreira, que avança ainda que a mudança vai ocorrer a 11 de outubro e o espaço irá funcionar nos dias úteis, entre as 9h00 e as 15h00.
Em comunicado, Carlos Ferreira, explica que podem deslocar-se ao espaço os “utentes que careçam da vacina da vacina contra a covid-19, primeira ou segunda dose, bem como os que estiveram positivos por terem contraído este vírus, decorridos três meses após a data da infeção”.
O centro poderá ainda receber os utentes abrangidos pelo reforço (terceira dose), desde que enquadrados nos quados clínicos determinados pela Direção Geral de Saúde e mediante prescrição médica.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM ANDAMENTO
Relativamente à vacinação contra a gripe, Carlos Ferreira revela que já está a decorrer desde 27 de setembro para os utentes e trabalhadores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIS), bem como para os da rede Nacional de Cuidados Continuados, com inoculação no local.
Prevê-se que os centros de vacinação comecem a administra a vacina da gripe a partir de 6 de outubro, iniciando-se pelas grávidas, e é previsível que se principie a vacinação dos restantes utentes abrangidos no dia 11 de outubro, começando pelos maiores de 80 anos.
“Nesta primeira fase os agendamentos serão centralizados, pelo que a população será contactada pelos meios já usuais, nomeadamente SMS e ou chamada telefónica.