A Câmara de Santarém aprovou esta segunda-feira, 8 de janeiro, um investimento de 1 milhão, 743 mil euros na requalificação de onze postos médicos das Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho.
Este investimento surge no âmbito da transferência das competências na área da Saúde para o Município de Santarém, que entrou em vigor a 1 de novembro de 2023. Do total de 11 requalificações objeto de financiamento, constam sete cujos imóveis não estão na titularidade do município, mas sim das juntas de freguesia, o que levou à assinatura dos sete protocolos com as juntas e uniões de freguesias de Moçarria, São Vicente do Paul e Vale de Figueira, Azoia de Cima e Tremês, Casével e Vaqueiros, Amiais de Baixo, Romeira e Várzea, e Almoster.
As intervenções abrangidas destinam-se à melhoria das acessibilidades, condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, à beneficiação e adequação às prestações de cuidados e aos planos de contingência, à manutenção e conservação de edifícios, bem como à valorização ambiental e promoção da eficiência energética.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, explicou que o executivo tem estado em negociações sobre o PRR, já desde o anterior mandato, esperando que o apoio via PRR se concretize e que contemple este tipo de investimento importantes para os escalabitanos. “Este investimento (…) irá libertar orçamento para outros investimentos importantes”, reforçou.
Os sete edifícios alvo de protocolo foram os seguintes:
• USF Alviela – Pólo S. Vicente do Paul, 75 000,00 euros
• USF Alviela – Pólo Tremês, 48 000,00 euros
• USF Alviela – Pólo Casével, 40 000,00 euros
• USF Almeida Garrett – Pólo Almoster, 78 000,00 euros
• USF Almeida Garrett – Pólo Moçarria, 170 000,00 euros
• USF Almeida Garrett – Pólo Várzea, 27 000,00 euros
• USF Foral Novo – Pólo Amiais de Baixo, 355 000,00 euros