A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou a cozinha do Hospital Distrital de Santarém ao final da manhã desta quinta-feira, 5 de junho. Segundo o nosso jornal conseguiu apurar, os inspetores que visitaram o local detetaram várias irregularidades nas instalações, decretando o encerramento imediato do espaço.
De acordo com várias fontes contactadas pelo nosso jornal, os inspetores chegaram por volta do meio dia e a cozinha foi encerrada pouco tempo depois, numa altura em que as refeições para servir ao almoço já estavam confecionadas.
Durante a tarde foi elaborado um plano alternativo, com a empresa concecionária das refeições, a ITAU – Instituto Técnico de Alimentação Humana, a decidir confecionar as mesmas na cozinha da antiga Escola Prática de Cavalaria, propriedade da Câmara de Santarém, mas que a empresa já utiliza e onde tem alguns equipamentos próprios.
A Rede Regional contactou a Unidade Local de Saúde da Lezíria, de que faz parte o Hospital Distrital de Santarém, e a ITAU, pedindo confirmação e esclarecimentos sobre o assunto, mas ainda não obteve qualquer resposta às questões colocadas.
No entanto, num email enviado ao final da tarde aos colaboradores do HDS, e a que o nosso jornal teve acesso, a administração da ULS Lezíria, através do Gabinete de Comunicação e Imagem, informa que “a partir de amanhã, 6 de junho, as refeições servidas no refeitório do hospital passarão a ser, provisoriamente, confecionadas noutras instalações em Santarém, devido à necessidade de intervenção”.
O mesmo email agradece a compreensão dos funcionários e informa que “durante este período, a diversidade das opções será menos que o habitual”.
NOTÍCIA RELACIONADA: