Ter, 10 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Ansiedade, insónias e stresse predominam em linhas de apoio à saúde mental na região

Ansiedade, insónia e manifestações somáticas do stresse e ansiedade são as manifestações mais relatadas por aqueles que recorrem a este serviço na região. A revelação é feita pela Coordenadora Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
“O nosso mundo mudou e há uma grande incerteza quanto ao futuro. É normal ter medo, mas o importante é tentar encontrar estratégias para lidar com ele”, diz Teresa Maia, analisando a atual situação de pandemia associada à Covid-19, que levou a ARSLVT a promover uma intervenção em Saúde Mental em contexto de catástrofe,
Desde 15 de março que, no âmbito da pandemia de COVID-19, foram criadas consultas específicas de apoio aos utentes e profissionais de saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde e hospitais de Lisboa e Vale do Tejo.
De acordo com a psiquiatra, “apesar de utentes e profissionais estarem a demonstrar grande resiliência, estas consultas são fundamentais e neste primeiro mês foram acompanhadas centenas de profissionais e milhares de utentes”.
Os utentes da região que nesta fase sintam necessidade de apoio em Saúde Mental devem solicitá-lo junto dos seus centros de saúde, preferencialmente através de contacto telefónico e de email. Serão atendidos por psicólogos e médicos de família que para isso receberam formação. Caso necessário, as pessoas serão encaminhadas para os profissionais das equipas dos Serviços Locais de Saúde Mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB