As câmaras de Abrantes, Santarém e Torres Novas fazem parte de uma lista de 37 municípios portugueses que vão ser distinguidos com o título “Autarquia + Familiarmente Responsável 2013”, galardão que premeia as câmaras com boas práticas de política familiar.
Esta distinção é atribuída após se conhecerem os resultados de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, cujo objetivo é dar visibilidade às autarquias que praticam boas práticas de política familiar.
Nos casos de Santarém e Torres Novas, o prémio é entregue pela terceira vez, o que vale a estas duas autarquias uma menção honrosa.
Entre os critérios analisados estão os apoios à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre e as boas práticas das autarquias para com os funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.
Os municípios premiados vão receber, no dia 6 de novembro, em Coimbra, a bandeira verde que distingue as autarquia mais familiarmente responsáveis.