Sáb, 12 Julho 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Carros trocados por cavalos para deslocações no concelho

A Câmara de Santarém decidiu que todas as deslocações de funcionários dentro dos limites do concelho vão passar a ser feitas a cavalo.

Depois de ter deliberado não adquirir 46 novos automóveis por aluguer, a Câmara de Santarém decidiu que todas as deslocações de funcionários dentro dos limites do concelho passarão a ser feitas a cavalo, a partir do próximo dia 1 de Abril.

Não há excepções sequer para os eleitos políticos.

“O gasóleo está cada vez mais caro e os cofres da autarquia cada vez mais vazios, pelo que o cavalo é uma solução mais barata, mais amiga do ambiente e mais de acordo com aquilo que são as tradições ribatejanas”, explicou à Rede Ri…gional fonte do departamento financeiro da Câmara.

A primeira experiência foi feita durante as festas de São José, no campo da feira. “Assim como quem não quer a coisa, colocámos lá uns cavaleiros vestido a rigor a passear no meio da multidão, para avaliar a reacção dos munícipes. As pessoas acharam aquilo tudo muito giro, e pensamos que também vão gostar de ver os funcionários a deslocarem-se a cavalo, como antigamente”, explicou a mesma fonte.

Os animais vão ser doado pelo Jockey Clube de São Paulo, no Brasil, no âmbito do protocolo de cooperação para a criação do pólo equino nacional, sendo uma parte do investimento anunciado de 250 milhões de euros.

“As más-línguas é que pensavam que esse projecto foi só foguetório, mas aí está ele a dar os primeiros frutos”, disse o mesmo responsável. “Além disso, são animais treinados para correr, muito mais rápidos que os cavalos portugueses que os criadores ribatejanos não nos querem emprestar nem fiar”, acrescentou.

A primeira remessa de 400 cavalos chega em breve e vai ser instalada algures na antiga Escola Prática de Cavalaria.

A Rede Ri…gional descobriu entretanto que a Câmara de Santarém está a tentar estabelecer um protocolo de cedência de várias carroças com o museu do campo da Póvoa da Isenta. As carroças vão servir para assegurar a recolha do lixo nas freguesias rurais, a partir do dia do mês em que se acabar o plafond para o combustível das viaturas dos serviços de Higiene e Resíduos Sólidos.

 

AVISO: Esta notícia é pura ficção… mas tem uma certa piada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB