No dia que lhe foi dedicado, terça-feira, 21 de outubro, a Entidade Regional de Turismo de Lisboa (ERT-L) trouxe duas escolas de turismo da sua região para outras tantas demonstrações ao vivo de cozinha.
O almoço ficou a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que confecionou um prato à base do choco, um dos peixes mais genuínos desta península no centro do país, numa refeição harmonizada com uma seleção de vinhos regionais.
Coube à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa confecionar uma sopa rica do mar para o jantar, numa ação de promoção que incluiu ainda uma exposição e venda de licores, enlatados e outros produtos típicos da zona de Setúbal.
“Estas ações de promoção são fundamentais para divulgarmos e mostrarmos ao público o que temos de melhor”, disse Maria Clara Pereira, a diretora do Núcleo de Promoção Turística da ERT-L.
Sendo a capital do país o destino turístico que mais estrangeiros atrai, Maria Clara Pereira não tem dúvidas que a gastronomia portuguesa é um dos aspetos mais atrativos e elogiados por quem visita Portugal.
As ações de demonstração, degustações e mostras que a Entidade realiza com frequência têm sido fundamentais para levar ao conhecimento do turista nacional e estrangeiro a singularidade local de cada região.
E, segundo a mesma responsável, a promoção tem alcançado resultados positivos não só a nível da divulgação dos produtos, mas também no que se refere à comercialização, pois quem prova acaba por comprar.