O “USA Today”, o diário de maior circulação nos Estados Unidos da América, considerou o Ribatejo e o Alentejo como as melhores regiões vínicas do mundo para visitar.
Esta distinção internacional deve ser “um motivo de orgulho”, sublinhou o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, durante o 34º Festival Nacional de Gastronomia.
Para reforçar e estruturar este tipo de oferta, Ceia da Silva adiantou ainda que a ERT vai lançar até ao final do ano os novos roteiros enogastronómicos, que contam já com 130 empresas e produtores associados.
São um passo fundamental para a promoção da região, segundo o responsável, para quem o turismo vive num novo paradigma em que a oferta tem que se adequar às expetativas do visitante.
“O turista procura a gastronomia no local, associada ao território e à identidade do território, pelo que estes roteiros serão decisivos na perspetiva da sua divulgação enogastronómica”, disse Ceia da Silva.
Coube à entidade de turismo da região anfitriã inaugurar as apresentações de produtos regionais neste Festival Nacional de Gastronomia, na segunda-feira, 20 de outubro.
O fumeiro esteve em destaque na representação gastronómica do Alentejo e Ribatejo, numa mostra bastante diversificada de queijos e enchidos, onde não faltaram vinhos de ambas as regiões.