Aos 27 anos, Pedro Isidro, atleta natural de Azambuja, cumpre o sonho que muitos têm mas que poucos conseguem concretizar: vai aos jogos Olímpicos.
Nascido a 17 de Julho de 1985, iniciou-se na prática do atletismo há 9 anos e apesar de ser portador de deficiência cognitiva, cedo começou a dar nas vistas. Tanto que atualmente representa o Sport Lisboa e Benfica, campeão nacional de atletismo.
Há pouco mais de dois meses, num dia simbólico para muitos, a 13 de Maio, em Saransk, na Rússia, Pedro correu os 50 quilómetros marcha em 3h58m00s. Foi este resultado que lhe valeu o 27º lugar na Taça do Mundo e lhe confirmou o acesso aos Jogos Olímpicos, que irão decorrer em Londres, entre 27 de Julho e 12 de agosto deste ano.
O marchador de Azambuja vai entrar em competição no dia 11 de Agosto, às nove da manhã, na prova dos 50kms Marcha. O outro português qualificado para esta prova é o também ribatejano João Vieira.
Com 58 kilos de peso e 1,75 metros de altura, Pedro Isidro será o primeiro atleta nacional de sempre, portador de deficiência cognitiva, a chegar às olimpíadas. Com ele, a delegação lusitana totaliza, agora, 77 atletas.
No currículo mais recente de Pedro Isidro, além do segundo lugar no campeonato nacional, destacam-se alguns excelentes resultados internacionais, como o 30º lugar na Taça do Mundo 2010, o 3º lugar nos Campeonatos Ibero-Americanos, e o 16º lugar na Taça da Europa 2011.