O Cross-Country é uma das vertentes do BTT em que as corridas são realizadas em circuito fechado de, normalmente, 6 a 8 quilómetros, A partida dos corredores é simultânea e não é permitida qualquer ajuda mecânica externa, tendo os corredores que estar bem familiarizados com a sua bicicleta para fazer qualquer reparação que seja necessária, como colocar a corrente ou afinar os travões. Os ciclistas podem apenas trocar os protectores dos olhos e receber líquido dos auxiliares dentro de zonas especificadas no percurso. A prova dura, normalmente, entre uma hora e quarenta e cinco minutos a duas horas e meia.
David Rosa apaixonou-se por esta vertente do BTT sobretudo por aliar a parte física à componente técnica e não está arrependido. Embora a modalidade não seja muito fértil em termos de patrocínios, o número de praticantes não pára de aumentar. “Há provas todos os fins de semana, algumas como cerca de 5 mil atletas”, revela.
Apesar dessa falta de patrocínios, David Rosa não se queixa. O apoio do Grupo de Atletismo de Fátima, o seu clube atual, e das restantes marcas que o patrocinam, tem permitido que se dedique à modalidade quase em exclusivo, e são também um contributo essencial para os resultados que tem obtido.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
David Rosa representa BTT português nos Jogos Olímpicos
David Rosa quer "deixar tudo" em Londres




























