A semente do Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim – FIFCA – começou a germinar em 2008, quando o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo lançou um projecto com vista à promoção e valorização do folclore e à renovação dos seus conceitos enquanto manifestação popular e cultural.
Em Abril desse ano, materializava-se a primeira edição do FIFCA "Benfica do Ribatejo International Folkdance Festival", evento que, durante uma semana, colocou Almeirim a dançar com todos os ranchos folclóricos do concelho e grupos internacionais vindos da Inglaterra, Angola, Itália, Grécia, Finlândia e Jordânia.
O evento foi acompanhado por uma exposição etnográfica e uma série de pequenos apontamentos culturais que ultrapassaram em muito o contexto de folclore, como ficou escrito nas páginas dos jornais e em actas de entidades públicas, associação culturais, sociais, desportivas e recreativas.
De carácter bienal, devido à sua dimensão e exigência logística, a edição de 2010 marcou a consolidação do evento.
Além de ter contado com sete dos nove grupos de folclore do concelho, os representantes da Escócia, Bulgária, Lituânia, Grécia, Polónia, Ucrânia e Turquia trouxeram os selos da qualidade, do rigor e do brio a um festival que se soube instituir como uma marca na valorização da etnografia e da cultura popular.
“A iniciativa já não é só do Rancho de Benfica do Ribatejo, mas de toda uma população”, salienta Ricardo Casebre, que espera um sucesso ainda maior na edição que se avizinha.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O festival é um sonho que tornámos realidade