A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, é a cabeça de lista do “Movimento Presente”, uma candidatura independente que vai concorrer às eleições autárquicas de outubro, no concelho da Chamusca.
Cláudia Moreira pretende suceder a Paulo Queimado, que já não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos, de quem foi vice-presidente desde 2013. O Movimento Presente apresenta um compromisso de governar com participação cidadã, através de fóruns de proximidade, presidência aberta e projetos itinerantes que envolvam todas as freguesias no processo de decisão.
Com o lema “Nada muda sem quem está Presente”, o movimento inclui nomes como Fábio Urbano, candidato a vereador e vice-presidente, Catarina Henriques, André Rodrigues, Margarida Bernardino, todos candidatos a vereadores, e Margarida Gregório, candidata à Assembleia Municipal.
Cláudia Moreira diz que seria uma honra ser a primeira mulher a liderar a Câmara Municipal da Chamusca, destacando que pretende uma liderança próxima das pessoas, com rigor e com visão estratégica.
O Movimento Presente definiu cinco prioridades centrais para os próximos anos, a começar pela habitação digna e acessível, com execução da Carta Municipal de Habitação, arrendamento apoiado e reabilitação urbana.
O apoio às famílias e juventude, com reforço de bolsas de estudo, criação de programas para fixar jovens, expansão da rede de creches e promoção da conciliação familiar, é outra das propostas, assim como conseguir mais meios e profissionais de saúde para o concelho, com cuidados descentralizados e programas de promoção da saúde física e mental.
Apoiar o comércio e microempresas, incentivar o empreendedorismo e valorizar os produtos endógenos, assim como promover a sustentabilidade e mobilidade, com transportes públicos locais, eficiência energética e medidas de adaptação às alterações climáticas, fazem também parte das propostas.
“O futuro da Chamusca não se herda nem se repete. Constrói-se com coragem, responsabilidade e presença. É tempo de deixar uma nova marca no nosso concelho”, afirmou Cláudia Moreira, convidando todos a fazer parte deste caminho transformador.
O mandatário da candidatura e diretor de campanha é o atual presidente do município, Paulo Queimado, que diz acreditar “de forma absoluta neste projeto” e nas pessoas que lhe dão vida. “Este é um movimento independente de cidadãos, que não quer trabalhar com promessas, mais sim, trabalhar para os resultados”, diz o autarca.
