“Quantas mais mortes serão necessárias para acabar com as passagens de nível?” pergunta a Comissão Concelhia do PCP em comunicado, onde lembra que, só na última semana, registaram-se três mortes na Linha do Norte, em Santarém e no Entroncamento.
Este facto “vem revelar a urgência da concretização do plano de eliminação das passagens de nível e da construção de passagens desniveladas que permitam garantir melhores condições de segurança para as populações, a circulação rodoviária e ferroviária”, salienta o comunicado.
Os comunistas lembram que “só no concelho de Santarém, existem nove passagens de nível para veículos automóveis, na Linha do Norte, algumas delas com um fluxo de tráfego muito elevado que justificam, há muito, a construção de passagens desniveladas”.
A concelhia lembra ainda que o PCP já apresentou, “na Assembleia da República, sucessivas propostas de resolução para a concretização do plano de eliminação das passagens de nível no concelho de Santarém, com o PS e PSD a votarem contra e a impedirem assim, a abertura do caminho para a solução deste grave problema”.