Sáb, 15 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Torres Novas é o município mais transparente da região

transportes urbanos tomar

Torres Novas, Abrantes e Ferreira do Zêzere são as câmaras da região melhor classificadas no Índice de Transparência Municipal (ITM), que tem como principal missão medir o grau de transparência das câmaras municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.

Dos 2 municípios da região (21 do distrito de Santarém e Azambuja, no distrito de Lisboa), Golegã, Constância e Mação são os piores colocados.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

O estudo foi elaborado pela “Transparência e Integridade Associação Cívica” (TIAC), uma organização não governamental que, com a divulgação destes resultados, atualizados anualmente, pretende “gerar incentivos para um melhor uso das TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] pelos municípios” e para “uma relação mais transparente com os cidadãos”.

Relativamente ao estudo de 2013, de notar a subida de Torres Novas do 7º ao primeiro lugar na região, e as boas prestações de Abrantes (em 2013 o melhor do distrito) e Ferreira do Zêzere (2º o ano passado).

A maior queda coube a Constância (do 3º para o 20º lugar), enquanto Mação mantém o último lugar.

NOTÍCIA RELACIONADA

Santarém, Almeirim e Mação são as menos transparentes (2013)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB