A Câmara Municipal de Torres Novas apresentou uma candidatura ao programa “Europa Criativa”, que apoia a produção de conteúdos culturais que promovam a integração e a aceitação de refugiados, a promoção da diversidade e da tolerância.
O município é líder de um consórcio de seis entidades, três públicas e três privadas, num projeto orçamentado em quase 248 mil euros, com a duração de 24 meses, e que integra representantes de Portugal, Reino Unido, Suécia, Áustria, Grécia e Turquia.
Com a denominação de “Our Story – Refugees Past and Present”, o projeto prevê “a organização de uma exposição pop-up, passível de ser montada em bibliotecas, museus, arquivos, centros culturais e escolas e que possa ser adotada pelo maior número possível de entidades europeias”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Torres Novas.
Os conteúdos da exposição “terá como tema os grandes movimentos de migrantes e refugiados na europa, no pós-II guerra mundial, e explicará a diferenciação entre migrantes e refugiados através de um jogo digital interativo”, acrescenta a mesma nota.
Segundo explica a autarquia, em caso de aprovação da candidatura, o financiamento é de 80%, sendo os restantes 20% assumidos pelos parceiros.