A Câmara Municipal de Torres Novas deliberou atribuir um total de 6437,50 euros destinados ao reembolso financeiro por conta da esterilização de cães e gatos, durante 2025, no âmbito da política de bem-estar animal e controlo da população errante de animais de companhia.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, “os munícipes detentores de animais de companhia poderão apresentar candidatura para os seguintes reembolsos: 87,50 euros para esterilização de cadelas, 75 euros para esterilização de cães, 50 euros para esterilização de gatas e 25 euros para esterilização de gatos”.
Os animais a serem esterilizados devem estar identificados eletronicamente com registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC) e possuir boletim sanitário com vacina antirrábica válida (no caso de canídeos), explica a mesma nota, que acrescenta que o programa só é aplicável a proprietários que residam no concelho.
As candidaturas devem ser submetidas através do endereço geral@cm-torresnovas.pt, por correio ou presencialmente nos serviços da autarquia (Gabinete Médico Veterinário), até dia 31 de outubro, ou até esgotar a verba atribuída, para atos médicos realizados no mesmo período.