A Casa do Brasil em Santarém recebeu o debate “Desafios Comunitários com as Pessoas em situação de Sem Abrigo – Realidades na Inclusão Ativa”, um evento organizado pelo Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Santarém (NPISA), que juntou vários representantes nacionais no âmbito da ação social.
Da parte da Câmara de Santarém, o vice-presidente João Teixeira Leite deu as boas vindas a todos os participantes e elogiou o NPISA “pela capacidade, de uma forma discreta mas bastante empenhada, ter feito acontecer ao longo dos últimos meses e nos últimos anos, dar resposta ao que necessitamos para a comunidade.
“Quando falamos de política pública e de ação social, tem de haver uma conjugação para fazer face aos desafios desta natureza. A Câmara define como prioritárias todas as respostas que possam existir no âmbito da ação social”, salientou o vereador, para quem “aquilo que se discute nesse fórum também tem reflexos positivos para este tipo de necessidades e para este tipo de respostas”.
De seguida teve lugar o debate sobre “O desafio da Saúde Mental nas Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, com a participação de José Ornelas, Investigador e Fundador da AEIPS, Teresa Duarte, Presidente AEIPS, e Maria João Moniz, ISPA Instituto Universitário, moderado por Cidália Assunção, do Hospital Distrital de Santarém (HDS).
O segundo painel, abordou o tema: Comportamentos Aditivos – desafios na prevenção e intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo”, que contou com a participação de Cristiana Merendeiro, Coordenadora CRESCER, e de Cecília Lázaro, do SICAD, com a moderação de Hélder Trigo, Psicólogo na E.T. de Santarém.
Depois da pausa para almoço, o fórum foi retomado com o terceiro painel que falou sobre “O caminho percorrido e marcos importantes: boas práticas na intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo”, numa conversa com Henrique Joaquim, Gestor Executivo da ENIPSSA, e Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da CMS e Coordenadora do NPISA de Santarém, conduzido por Dário Costa, CVP-CHS/C.
Para falar sobre o tema “Boas Práticas”, vieram até Santarém, Elisa Rodrigues, da CM Oeiras, e Teresa Alves, do SCM Oeiras.
O tema “Housing First” deu seguimento aos trabalhos, com os testemunhos de Renata Fontella, da Gaivotas da Torre (Housing First Cascais), e Pedro Borges do CVP-CHS/C (Housing First Santarém). Tema que contou com um testemunho de uma inquilina do “Housing First Santarém” e que foi abrilhantado com um momento musical.
A sessão de encerramento teve lugar pelas 16h30, com Maria Elisabete Filipe a fazer um balanço sobre os trabalhos do fórum.