O presidente da autarquia, Hélder Manuel Esménio, defende que “este é um orçamento responsável e bem atento às dificuldades das pessoas e à promoção do concelho como forma de ajudar a economia local. O autarqca acrescenta que será mantido “um rigoroso acompanhamento à evolução da pandemia, integrando “a linha da frente” no combate à sua propagação”.
É igualmente mantida “a preocupação da nossa gestão de, no final do mandato, em 2025, não termos gerado aumento da dívida municipal em relação à que encontrámos quando chegámos, em outubro de 2013”, sublinhou Hélder Esménio.
O Orçamento prevêum aumento das transferências para as juntas de freguesia e a continuidade dos apoios atribuídos às associações, comissões de festas, clubes e às IPSS’s, aos quais se somam a cedência gratuita de transportes municipais, sempre que possível, e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para combater a propagação da COVID-19, bem como assumir os custos da testagem de praticantes e dirigentes sempre que necessário”.
“Vamos continuar a canalizar mais verbas para a Proteção Civil e para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, nomeadamente para aquisição de mais uma ambulância e uma segunda Equipa de Intervenção Permanente, ao mesmo tempo que pretendemos manter os Locais de Estacionamento Estratégico de Marinhais e de Glória do Ribatejo no período crítico de combate aos incêndios rurais”, acrescentou.
O Orçamento para 2022 assume de novo o Ambiente e os Resíduos como uma das prioridades, afetando-lhes mais de um milhão de euros, depois da compra de duas viaturas de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), estando prevista a duplicação do número de lavagens de contentores RSU, passando para seis por ano.
O Orçamento para 2022 assume igualmente a conclusão do projeto do canil e gatil municipal e a busca de financiamento para o oportuno arranque da sua construção.
O Orçamento Municipal integra a intenção de desenvolver projetos de reabilitação/ requalificação do Pavilhão das Festas de Foros de Salvaterra e instalações contíguas em espaço Multiusos, assim como do futuro Pavilhão Desportivo de Foros de Salvaterra. Em conjunto com o IPDJ, a melhoria da iluminação do Parque de Jogos do Clube Desportivo Salvaterrense será também uma realidade.
“A rede viária volta a ser muito importante, com a elaboração de novos projetos técnicos com vista à pavimentação e repavimentação de arruamentos no concelho, sendo que nos últimos 8 anos investimos 6,6 milhões de euros em 70 quilómetros de estradas”, adiantou Hélder Manuel Esménio.
A continuação da construção do Parque de Lazer de Foros de Salvaterra está também contemplada, assim como a introdução do Padel no concelho.
São ainda obras prioritárias concluir as vias pedonais na EN367, em Marinhais, reabilitar o jardim da Praça da República e conseguir que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional financie um novo Posto de Saúde para Marinhais e uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) para a Glória do Ribatejo.
A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 vai agora ser submetida à Assembleia Municipal marcada para 22 de dezembro, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo.