O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior para a modalidade de Natação passou a integrar a nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, em que a Fundação do Desporto passou a assumir a sua coordenação nacional e promoção internacional.
A missão da Fundação do Desporto, organismo que tem vindo a coordenar a gestão dos centros de alto rendimento nacionais, foi agora formalmente legitimada por parte do Governo, através de um despacho que veio instituir a nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento.
Cabe à Fundação do Desporto, ainda, propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes centros de alto rendimento”.
Este enquadramento decorre das medidas legais que têm vindo a ser aplicadas no sentido de reforço da internacionalização da economia do desporto, potenciando a racionalização e rentabilização dos equipamentos e infraestruturas, melhoria das condições de desenvolvimento desportivo, bem como a projeção internacional do desporto nacional.
No seguimento deste Despacho, esta quinta-feira, 15 de outubro, no Gabinete da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, foram assinados seis protocolos de financiamento a projetos desportivos (no âmbito da Medida de Apoio aos Projetos Desportivos dos Centros de Alto Rendimento, instrumento de financiamento construído pela Fundação do Desporto) já submetidos pelos seguintes CAR: Centro de Alto Rendimento de Anadia (Sangalhos); Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho; Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha; Centro de Alto Rendimento de Rio Maior; Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António; e Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo.
Na assinatura dos protocolos, em representação do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação, esteve a Presidente do Conselho de Administração da Desmor, EM, SA, Diva Cobra.