Renato Possante Bento, de 46 anos, que desde março de 2016 exercia o cargo de diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, é o novo diretor da Segurança Social de Santarém, substituindo na função Tiago Leite, cuja comissão de serviço cessou na quinta-feira, 7 de dezembro.
Apesar de, como a Rede Regional avançou na semana passada, a escolha estar feita há várias semanas, a confirmação oficial só deverá acontecer nos próximos dias, possivelmente em conjunto com as nomeações dos diretores de Évora e Beja, cujos anteriores responsáveis também cessaram funções por o governo pretender “imprimir uma nova orientação à gestão dos serviços”.
Com a saída de Renato Bento, terá de ser nomeado um novo diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, um processo sobre o qual ainda não se conhecem novidades.
Nascido a 1 de maio de 1971 (46 anos), Renato António Vieira Calado Possante Bento é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração. Possuí formação específica em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração e é detentor de formação especializada em Controlo Financeiro do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado, INA e Tribunal de Contas.
Segundo a sua nota curricular, é inspetor superior de nomeação definitiva (desde 2001) da Inspeção-geral do atual Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, onde desempenhou funções de chefe de Equipa Multidisciplinar do Centro de Competências de Inspeção.
Foi ainda diretor-adjunto de segurança social do Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social, com os pelouros das áreas de Apoio Especializado e de Administração Geral.
Ligado ao PS de Santarém, foi diretor financeiro da candidatura de Idália Serrão à Câmara de Santarém e membro da Assembleia Municipal de Santarém no mandato de 2017-2017.