Sáb, 11 Maio 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Queda de barreira alerta para necessidade de intervenção urgente

A queda de parte de uma barreira junto à Linha do Norte na Estrada da Estação, na Ribeira de Santarém, ocorrida na sexta-feira, 19 de janeiro, é um alerta para a necessidade urgente de uma intervenção global de salvaguarda das barreiras do planalto, segundo o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”.

“Impõe-se que o governo reinicie a obra de reforço das barreiras de Santarém, de modo a que as ocorrências de períodos de intensa pluviosidade não provoquem deslizamentos de terras nas barreiras em volta da Cidade”, considera a Comissão Concelhia do PCP, que chama a atenção para o facto de, diariamente, passarem “nesta estrada centenas de viaturas, muitas delas pesadas de carga e de passageiros”.

Em comunicado, o PCP considera que “importa saber se a própria via não está afetada e se estão garantidas as necessárias condições de segurança para a circulação automóvel”.

Segundo os “Verdes”, exigem-se “explicações da parte da Infraestruturas de Portugal e da Câmara de Santarém quanto ao sucedido, nomeadamente quais as causas concretas que estiveram na origem deste desabamento de terras”.

O partido ecologista recorda, também em comunicado, que “a encosta do planalto de S. Bento, sobranceiro à estação ferroviária e à estrada da estação, constitui uma das encostas mais instáveis de todo o planalto scalabitano, identificada há muitos anos como de intervenção prioritária, contando já há mais de dez anos com um projeto de execução de obras de consolidação”.

“A falta de prioridade em executar o projeto existente e o atraso que apresenta, ameaçando que se gaste ainda mais verbas para o atualizar, são incompreensíveis e inadmissíveis”, salientam “Os Verdes”, que exigem “urgência na ação”, uma vez que “as encostas de Santarém e a segurança da circulação na linha do Norte não são apenas assunto da capital do distrito, mas uma prioridade regional com impacto nacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB