Apesar de alguns avanços nas últimas duas semanas, sobretudo após uma reunião com o coordenador nacional do partido para as eleições autárquicas, Carlos Carreiras, o PSD de Santarém ainda não se entendeu quanto à lista a apresentar para a câmara municipal nas eleições autárquicas deste ano.
Se a liderança de Ricardo Gonçalves, atual presidente do município, parece não ser questionada, e se na reunião com Carlos Carreiras, realizada a 14 de fevereiro, se chegou a acordo para a indicação do presidente da concelhia, o advogado José Gandarez, como número dois da lista, tudo o resto se mantém em aberto e a ser alvo de forte discussão no seio do partido.
A Rede Regional sabe que a última reunião de militantes, realizada esta terça-feira, 21 de fevereiro, teve momentos bastante tensos entre os apoiantes de Gonçalves e Gandarez, tendo mesmo alguns militantes abandonado a sala mais cedo, descontentes com o rumo que a discussão estava a tomar.
Ricardo Gonçalves não abdica de escolher a equipa com quem vai trabalhar e, admitindo a integração de Gandarez como número dois, não aceita outros nomes, sobretudo o do líder da concelhia da Juventude Social Democrata, Ricardo Rato, que a fação afeta a Gandarez pretende que seja o número 6 da lista à autarquia.
Assim sendo, a partir do número dois, a única coisa garantida é que o número 3, devido à chamada Lei da Paridade, terá de ser uma mulher, tendo já sido avançados os nomes de Susana Pita Soares, atual vice-presidente da autarquia e Teresa Ferreira, administradora das Águas de Santarém.
A indicação dos restantes nomes da lista terá de ficar concluída até final de março e, pelo que o nosso jornal apurou junto de fontes ligadas a ambas as fações, neste momento não é de excluir nenhuma possibilidade, nem mesmo a de não se conseguir chegar a um acordo, deixando a decisão final para os órgãos nacionais do partido.
Estas divergências no PSD de Santarém não são novas e complicaram-se nos últimos processos eleitorais para as estruturas concelhias do partido.
Na reunião com Carlos Carreiras, as duas partes chegaram a acordo para a escolha do líder da distrital e atual deputado na Assembleia da República, Nuno Serra, como cabeça de lista do partido à Assembleia Municipal de Santarém.