O PSD de Santarém irá propor a inclusão da construção da variante à Estrada Nacional 3 (EN3), entre Santarém e o Cartaxo, numa futura revisão do Plano Nacional de Investimentos (PNI) caso os social democratas vençam as eleições legislativas de 10 de março de 2025.
A garantia foi dada esta segunda-feira, na reunião do executivo municipal de Santarém, pelo vereador Diogo Gomes (PSD). Referindo-se ao mais recente acidente ocorrido a semana passada no Vale de Santarém, o autarca apelou à intervenção das Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar minorar os problemas da travessia daquela localidade, mas disse que a solução passa mesmo por uma nova variante, tendo acusado os últimos governos socialistas de retirarem a obra do PNI.
Diogo Gomes recordou o que foi feito, por exemplo, com a construção da variante entre o Cartaxo e Aveiras, que dá aos automobilistas uma boa alternativa à A1 e que, em sua opinião, deveria ser replicada entre Cartaxo e Santarém.
O vereador, que tem o pelouro do trânsito na autarquia scalabitana, defendeu também o prolongamento do IC10, entre o final da Ponte Salgueiro Maia e o nó de acesso à A1, para assim descongestionar a circular urbana (Rua O).
Segundo disse, a IP tem uma estimativa de que circulam mais de 11 mil veículos por dia na Rua O, o que considera ser demasiado para uma circular urbana, que não tem de servir de autoestrada ou itinerário complementar, e com a agravante da poluição inerente em zona urbana.
Manuel Afonso (PS) criticou a opção defendida por Diogo Gomes, referindo que, pessoalmente, considera que a construção do prolongamento do IC10 irá trazer prejuízos para Santarém, uma vez que os vários postos de combustível da Rua O perderiam clientes, o mesmo acontecendo com os restaurantes da cidade.
O também deputado na Assembleia da República defendeu que a maior prioridade deve ser a deslocalização da estação da CP para junto do Cnema, local para onde defende a construção de “uma estação moderna” e de um parque de camiões para camiões.
Comum a PS e PSD é a colocação de proteções sonoras na Rua O, na zona de São Domingos, há muito solicitadas pela população, e a plantação de mais árvores junto aos nós de acesso, como forma de mitigar a poluição provocada pelos veículos automóveis. A IP, até ao momento, apesar de várias reuniões em que o assunto foi abordado, ainda não avançou com a obra.