O ex-presidente da República, Ramalho Eanes, é o convidado principal do PSD de Santarém para a primeira edição das Conferências da Liberdade, que se realizam no dia 23 de abril, sábado, no Centro Nacional de Exposições (Cnema), em Santarém.
A iniciativa insere-se nas comemorações do 25 de Abril e tem como objetivo refletir sobre o futuro do país. Para isso, os sociais-democratas de Santarém convidaram um painel de oradores bem conhecidos, incluindo alguns ligados a outros partidos, que irão debater as várias formas de liberdade.
Os discursos de boas vindas terão início às 10h15 e serão feitos pelos presidentes da concelhia escalabitana (José Gandarez ) e da distrital de Santarém (Nuno Serra), e pelo secretário-geral do partido, José Matos Rosa. Quinze minutos depois, o politólogo António Costa Pinto fará um retrato de Portugal.
O primeiro dos painéis temáticos, marcado para as 11h00, que abordará a liberdade política, nomeadamente os partidos políticos e a cidadania, tem como convidados o socialista Álvaro Beleza (A Reforma do Parlamento), Conceição Pequito (Que Futuro para os Partidos Políticos?) e Manuel Meirinho (Qualidade da Democracia e Sistema Eleitoral). A moderadora será Alexandra Ferreira
Ao meio dia e meia, discute-se a liberdade económica e social, com moderação do jornalista José Manuel Fernandes. Os oradores serão Alberto da Ponte, administrador da Central de Cervejas e ex-presidente da RTP (A Criatividade e a Inovação: Alavancas do Crescimento Económico); João Proença, líder histórico da UGT (Políticas de Emprego na próxima década); e João Machado, presidente da CAP (A Agricultura no Desenvolvimento Sustentado).
O Almoço-debate, para o qual é necessária inscrição prévia através de email conferenciasdaliberdade@gmail.com ou telefone 21 395 2140, servirá para Ramalho Eanes fazer o balanço dos 40 anos de democracia.
Alberto da Ponte), João Proença (UGT) e João Machado (CAP) falarão sobre liberdade económica e social. E Campos e Cunha (economista), Jorge Marrão (gestor) e Pedro Reis (gestor e ex-presidente da AICEP) falarão sobre Liberdade Financeira.
A parte da tarde servirá para abordar a liberdade financeira, a dívida e as futuras gerações. Com moderação de Martim Avillez Figueiredo, estarão neste painel o o ex-ministro das Finanças de José Sócrates, Luís Campos e Cunha (Reestruturar a Dívida ou o País?); o gestor Jorge Marrão (Reconfiguração Financeira e Económica do País: As políticas públicas e orçamentais); e o ex-presidente da AICEP, Pedro Reis (Reformas Actuais para Gerações Futuras).
O encerramento, previsto para as 18h00, contará com o líder do partido e ex-primeiro ministro, pedro passos Coelho.