A Comissão Política de Secção de Santarém (CPS) do PSD criou um Conselho Estratégico local (CEL), um órgão de natureza consultiva e de aconselhamento em questões locais e regionais, que será presidido e coordenado pelo Vice-Presidente da CPS, Ramiro Matos e terá coordenadores sectoriais por área.
O CEL foi criado formalmente na reunião de 21 de maio e integrará “militantes do PSD, mesmo os que concorreram à concelhia por outras listas, e personalidades independentes de reconhecido mérito e competência, que serão convidados para integrar as diferentes áreas”.
“Só com contributos alargados conseguirá o PSD realizar uma política de mobilização e participação, promovendo um verdadeiro debate de ideias, com o envolvimento de todos os militantes e a sociedade civil. O nosso estado de direito continua assente nos partidos e são estes que têm um papel essencial na promoção da democracia, de forma aberta e plural”, refere Ramiro Matos, coordenador do CEL.
Já Ricardo Gonçalves, presidente da concelhia e da Câmara de santarém, autor da proposta, explica que “a criação deste Conselho Estratégico Local é a primeira concretização das propostas de candidatura, colocando o PSD de Santarém como líder da agenda política local, produzindo propostas em prol do concelho e dos seus munícipes.”
As dez áreas sectoriais e respetivos coordenadores serão os seguintes:
i) Finanças Municipais e Fundos Comunitários: Carlos Marçal;
ii) Agricultura, Ambiente e Florestas: Vasco Tomás;
iii) Justiça: Ramiro Matos;
iv) Emprego, Solidariedade e Saúde: João Leite;
v) Educação, Tecnologia e Cidadania: Carla Neto;
vi) Economia e Inovação: Teresa Ferreira;
vii) Infraestruturas e Coesão Territorial: Manuel Joaquim Vieira;
viii) Juventude e Desporto: Tiago Vitorino;
ix) Cultura, Património e Turismo: Catarina Silva;
x) Segurança e Proteção Civil: Joaquim Aniceto.