O projeto para a construção de um crematório junto ao cemitério de Almeirim deverá ficar concluído até ao final deste ano, com a obra a avançar em 2017. É pelo menos este o desejo da Câmara e da Junta de Freguesia de Almeirim, que irão avançar em conjunto com a obra, estimada em 350 mil euros.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, disse acreditar que no próximo ano o município estará em condições para lançar o concurso para uma obra “exclusivamente pública”, protocolada com a Junta de Freguesia de Almeirim, que ficará responsável pela gestão do crematório.
Pensado para servir “sobretudo o concelho”, o crematório acabará por, “tendencialmente, servir a região”, tendo em conta que a proposta da Câmara Municipal de Santarém (PSD), de construir um forno junto ao cemitério da cidade, foi rejeitada pelos vereadores da oposição (PS e CDU).
“Tenho a consciência de que não havendo mais nada na região, [quem optar pela cremação] acabará por vir cá”, disse o autarca à Lusa, apesar de acreditar que “no futuro existirão mais” crematórios no distrito de Santarém.
Sendo a Câmara de Almeirim a avançar com as verbas necessárias à construção da estrutura, o protocolo com a Junta estipula que, nos primeiros anos, 90% dos valores obtidos destinar-se-ão a pagar esse empréstimo, passando a percentagem a metade quando estiver saldada a dívida.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Oposição volta a chumbar crematório de Santarém