Qua, 15 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Presidente do Politécnico diz que Santarém tem condições para acolher hospital universitário

O presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, considera que a cidade tem “condições objetivas” para acolher um hospital universitário, destacando a existência de infraestruturas de saúde e ensino superior na região.

Em declarações à agência Lusa, João Moutão referiu que, do ponto de vista da região ter estas condições, elas são claras e existentes. “Temos hospitais, temos ensino superior, investigação e centros de investigação na área da saúde”, disse o responsável, sublinhando, contudo, que, apesar das condições favoráveis para a instalação de um hospital universitário, a concretização deste projeto depende da vontade política da administração central, incluindo o Ministério da Saúde e a tutela do ensino superior, bem como dos hospitais locais.

“É importante sinalizar que Santarém tem as condições para desenvolver este tipo de formação, mas isto depende de compromissos a nível político, nomeadamente da tutela, para que as coisas se possam materializar”, referiu à Lusa.

A ideia de trazer o ensino da medicina para Santarém partiu do investigador Miguel Castanho, que numa reunião do Conselho Geral do Politécnico de Santarém realizada a 2 de dezembro, lançou o debate da possibilidade de Santarém ter um Hospital Universitário.

À Lusa, Miguel Castanho referiu que “Santarém tem o hospital distrital e o Hospital da Luz, que está atualmente em construção. A cidade tem um núcleo muito importante de cuidados de saúde. Aquilo que se vê no horizonte é que, se houver vontade política e vontade dos hospitais locais e do Politécnico, está criado um contexto favorável que torna possível o funcionamento de um hospital universitário e um empenho maior de Santarém no ensino médico”.

O investigador disse ainda que as acessibilidades e a proximidade com Lisboa são dois fatores que favorecem a criação deste hospital, acrescentando que seria benéfico para Portugal a instalação de hospitais universitários nos distritos do país para ajudar a combater a desertificação do interior.

A ideia de Miguel Castanho tem recebido boas reações do poder político. A 20 de dezembro, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMT), Pedro Ribeiro, que é também presidente da Câmara Municipal de Almeirim, em declarações feitas durante a cerimónia de inauguração das obras do novo Serviço de Anatomia Patológica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, situado no Hospital de Santarém, defendeu que a unidade de saúde deve apostar futuramente numa maior relação entre o ensino e a saúde, admitindo que a região possa acolher cursos na área da medicina.

Já este ano, o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, afirmou publicamente que “é tempo de discutir o assunto de forma assertiva e responsável, sem sedes de protagonismo ou falsos paternalismos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB