A iniciativa “Estratégia Pública como estímulo à Construção Sustentável” da Câmara Municipal de Santarém é um dos 18 projetos finalistas à atribuição do prémio europeu para a inovação na administração pública, um concurso promovido pela Comissão Europeia que visa distinguir as iniciativas de organismos públicos mais inovadoras da Europa.
No caso de vencer o concurso, a autarquia scalabitana recebe um prémio monetário de 100 mil euros para colocar o projeto em prática.
Os vencedores – divididos em três categorias: "empresas", "educação e investigação" e "cidadãos", com seis projetos a concurso em cada uma delas – vão ser anunciados oficialmente no dia 6 de Junho, em Dublin, na Irlanda, durante a conferência da Semana das Regiões Inovadoras da Europa.
A nível de Portugal, foram entregues um total de 17 candidaturas, tendo sido selecionadas apenas duas para esta fase final, a da Câmara de Santarém e a "Iniciativa Licenciamento Zero", da Agência para a Modernização Administrativa.
No que se refere à Europa, concorreram um total de 204 projetos, fazendo parte do lote dos 18 finalistas quatro de Espanha, dois da Alemanha e da Finlândia e um da Inglaterra, Suécia, Eslovénia, Áustria, Croácia, França, Holanda e Eslováquia.
Este concurso foi lançado pela Comissão Europeia em Setembro de 2012 e destina-se a qualquer organismo da administração pública de todos os estados membros da UE.