O sistema de gestão integrada de mobilidade da Cova da Iria, reorganizar o tráfego, o estacionamento e a mobilidade em Fátima, já se encontra na sua fase de testes, prevendo-se a sua conclusão ainda durante o primeiro trimestre deste ano.
“O projeto tem como área de intervenção o centro da cidade de Fátima e as principais vias de acesso”, explica uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Ourém, que acrescenta que o sistema, após a operacionalização, vai ser monitorizado pela GNR.
Além da implementação de sinalética digital e de dispositivos que permitem fazer a contabilidade das entradas e saídas de veículos dos parques de estacionamento, o sistema “contempla a criação de vários postos informativos na cidade, aos quais podem recorrer peregrinos e turistas caso estejam perdidos ou necessitem de saber a localização de algum estabelecimento ou mesmo em situação de urgência”, adianta a mesma nota.
O investimento, no valor de 820 mil euros prevê igualmente “a obtenção de informação, nomeadamente a centralização dos parcómetros, o reforço da videovigilância e a implementação do centro de controlo integrado e do sistema de comunicação global”.