A petição “Salvemos a ribeira da Boa Água”, promovida pelo movimento BASTA!, reuniu cerca de 5.700 subscritores e já foi entregue na Assembleia da República, no passado dia 28 de novembro.
A petição foi entregue durante uma reunião com o vice-presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão, do grupo parlamentar do PS, e contou também com a presença de Carlos Matias, deputado do BE por Santarém.
O movimento BASTA! fez-se representar no Parlamento por uma comitiva de 18 elementos, onde se incluíam autarcas do Bloco de Esquerda e do PSD, presidentes de Juntas de Freguesia, representantes dos moradores, dos Amigos do rio Almonda e da Associação de Defesa do Património de Torres Novas.
Durante este encontro, discutiu-se o ponto de situação da contaminação da ribeira da Boa Água e do rio Almonda, no concelho de Torres Novas, os focos de poluição conhecidos, a caracterização dos efluentes e das ações judiciais ao alcance dos movimentos e cidadãos para promover a cessação das atividades poluentes.
A petição, que tem o intuito de mobilizar a administração pública para a despoluição efetiva e a reabilitação ambiental destes cursos de água, será agora reencaminhada para análise de comissão competente que a relatará à Assembleia da República, onde será discutida em plenário.