“Vimos manifestar o nosso apoio à deliberação camarária unânime que viabilizou a instalação da Casa do Benfica no Jardim da Liberdade. Acreditamos que a instalação da Casa do Benfica naquele espaço, com todas as valências que são do conhecimento público, será uma mais valia para Santarém que não pode ser desperdiçada. O Jardim da Liberdade continuará a ser um espaço de todos os Scalabitanos”, pode ler-se no primeiro parágrafo da petição, dirigido ao presidente da Câmara de Santarém.
“Porque queremos uma cidade viva. Porque Santarém não pode desperdiçar mais uma oportunidade de se afirmar. Porque o Jardim da Liberdade continuará sendo o espaço de encontro de todos os Scalabitanos, agora com maior dinâmica e valências que a todos servirão.
Porque acreditamos que somos mais do que 32 e também pensamos e debatemos Santarém”, pode ler-se ainda no documento, numa referência à tomada de posição de um grupo de 32 pessoas que esta semana entregou um manifesto contra a localização daquele investimento.
Nesse manifesto os subscritores afirmam que “não concordam com o uso deste espaço público, central da cidade, para fins clubísticos que possam dividir e condicionar a sua frequência a parte da população do concelho” e exortam a autarquia a “repensar a localização desse projeto”.
Na altura, contactado pela Rede Regional, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, conhecido adepto do Sporting, disse que consegue colocar o concelho “acima de clubismos” e não duvida que este investimento, que vai criar mais de duas dezenas de postos de trabalho, será bom para a cidade.
“Santarém está a crescer social e economicamente e é cada vez mais o motor desta região. Temos cada vez mais projectos diferenciadores e a nova Casa do Sport Lisboa e Benfica é um deles”, afirmou Ricardo Gonçalves.
O autarca não confirmou mas a Rede Regional sabe que o processo se atrasou devido a denúncias efectuadas à Direção Geral do Património Cultural sobre a arquitetura do projecto e que as obras, que já deveriam estar em andamento, ainda aguardam parecer desta entidade.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Uma resposta
Dêem por favor ao Jardim da Liberdade toda a pujança que ele precisa e o povo merece