Qui, 17 Abril 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

PCP questiona governo sobre descargas poluentes em Almeirim

O Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República duas Perguntas dirigidas ao Governo sobre as descargas ilegais de óleos na ribeira da Herdade do Salgueiral, na freguesia da Raposa, concelho de Almeirim.


Segundo os deputados, os moradores no Monte da Vinha têm sido forçados, há vários anos, “a conviver com um cheiro nauseabundo, temendo pela sua própria saúde e segurança, bem como pela qualidade da água que consomem e que têm registado prejuízos na sua atividade pecuária e agrícola”.
O problema ambiental é da “responsabilidade de um grupo empresarial ligado à Extraoils”, “um grupo empresarial que em 2016, foi forçado a encerrar atividade em Torres Novas devido a poluição”, identificam os deputados comunistas.
“Em Vendas Novas, suspeitas de descargas na ETAR, da responsabilidade desta empresa, chegaram a paralisar a mesma. E muito recentemente, a comunicação social deu nota, que em Setúbal, terá sido responsável por descargas poluentes numa ribeira que provocaram prejuízos elevados a agricultores locais”, acrescentam.
O problema “está a ser fiscalizado e monitorizado pelas autoridades competentes?”, questiona o PCP nos documentos enviados ao Ministério da Administração Interna e Ministério do Ambiente e Ação Climática.
“Que medidas estão a ser tomadas para impedir que se voltem a repetir descargas poluentes, na Herdade do Salgueiral ou noutros locais onde a empresa opere?”, lê-se ainda no documento, onde se questiona também se “a qualidade da água está a ser controlada e apresenta condições para consumo, atividades de agricultura e de pecuária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB