A Comissão Concelhia de Benavente do PCP crítica o Governo por não ter incluído o Rio Sorraia no plano de recuperação de rios e ribeiras, anunciado no final de julho.
“Uma vez mais, o Sorraia é deixado de fora dos planos da APA e fica assim desmascarada a hipocrisia do PSD na sua pretensa deriva ambientalista com critérios que de claros e objetivos parecem ter pouco. Decerto o Primeiro-Ministro, a Ministra do Ambiente e a APA estarão cientes do facto de que em 2019 se estimava que perto de 80% do troço entre Coruche e Benavente estivesse totalmente coberto de jacintos, espécie aquática invasora, colocando em risco toda a vida nele existente”, referem os comunistas, em comunicado.
O PCP recorda ainda promessa anteriores, do tempo dos governos PS, que tinha anunciado uma intervenção no rio Sorraia que incluiria “uma forte ação de limpeza no rio e suas margens, com podas e retiradas de árvores para que os jacintos não se fixassem” e a existência de equipas em permanência.
“Não cumpriu a promessa feita à população de Benavente em vésperas de eleições, mesmo quando teve maioria absoluta”, nota o mesmo documento, anunciando que o grupo parlamentar do PCP dirigirá uma pergunta ao Governo sobre a não inclusão do rio Sorraia neste projeto de reabilitação.