A jurista e ex-deputada Paula Carloto de Castro, de 61 anos, vai ser a nova diretora do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social, substituindo Renato Bento, que vai deixar as atuais funções no dia 18 de agosto, domingo, após seis anos e meio à frente da instituição.
A informação foi confirmada à Rede Regional pela nova diretora, que ainda não sabe quando iniciará oficialmente funções, sendo expectável que a nomeação oficial deva ocorrer na próxima semana, após a saída de Renato Bento.
“Espero estar à altura de cumprir os desafios e desempenhar um papel importante na melhoria da qualidade de vida nesta área”, disse Paula Carloto ao nosso jornal, não querendo, para já, pronunciar-se mais sobre as novas funções.
Licenciada em Direito na Universidade Católica em 1987, com especialização em direito comunitário, Paula Carloto começou por trabalhar na Câmara Municipal de Lisboa, onde integrou o Gabinete Técnico da Mouraria, encarregado da reconversão da zona, e abriu depois uma sociedade de advogados no Entroncamento.
Pelo meio, foi assessora no Governo de Cavaco Silva e, com apenas 30 anos, concorreu pelo PSD à presidência da Câmara do Entroncamento, em 1993, partido da qual faz parte desde os 15 anos, quando entrou para a Juventude Social Democrata. Na altura perdeu para o PS mas ficou como vereadora, iniciando um trabalho que permitiu ao partido ganhar a autarquia poucos anos depois. Em 1997, volta a concorrer, desta vez à Assembleia Municipal, tendo sido eleita presidente, num concelho em que a Câmara Municipal ainda se manteve socialista.
No Governo de Durão Barroso (2002-2004) foi deputada na Assembleia da República, tendo depois integrado o Conselho de Administração do Instituto Nacional dos Transportes Ferroviários e a administração da Ferconsult, empresa do universo do Metro de Lisboa.
Mais recentemente esteve ligada à “The Navigator Company”, empresa que se dedica ao fabrico e comercialização de papel em Portugal, e onde assumiu várias funções, da área jurídica à relações públicas e institucionais.
Politicamente, é líder da bancada do PSD na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e na Assembleia Municipal do Entroncamento.
RENATO BENTO REGRESSA A INSPETOR
Com a entrada de Paula Carloto, Renato Bento, de 52 anos, licenciado em Gestão, volta ao cargo de Inspetor Superior da Inspecção-Geral do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, função que exercia antes de ser nomeado diretor da Segurança Social de Santarém, em dezembro de 2017.
Ligado ao PS, partido pelo qual integrou a Assembleia Municipal de Santarém, Renato Bento teve as suas funções de diretor do centro distrital marcadas pelo período da pandemia de Covid-19, que exigiu uma enorme resposta de várias áreas, incluindo a Segurança Social.