Qua, 24 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Ourém assegura nova gestão da equipa de sapadores florestais

sapadores

A Câmara de Ourém e a ADSAICA – Associação para o Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, assinaram na manhã desta segunda-feira, 16 de fevereiro, um protocolo que formaliza a integração de cinco sapadores nos serviços do Município de Ourém.

A ADSAICA tinha a gestão desta equipa até ao final do ano passado mas cabe agora ao Município de Ourém efetuar o seu acompanhamento diário, que ficará sob orientação do Serviço Municipal de Proteção Civil, através do Comandante Operacional Municipal.

A equipa terá à sua disposição uma viatura todo-o-terreno equipada com kit de primeira intervenção de combate a incêndios florestais e equipamento coletivo para silvicultura preventiva (limpeza de vegetação herbácea e arbustiva). A ADSAICA ficará responsável pelos vencimentos dos trabalhadores, cumprimento dos encargos sociais obrigatórios e respetivos prémios de seguros.

Esta equipa de sapadores florestais terá um custo anual de 70 mil euros, comparticipado de forma igual pelo Município de Ourém e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF, IP.

O programa de sapadores florestais foi criado em 1999 como instrumento de política florestal, de forma a contribuir para a minimização do risco de incêndio e para a valorização do património florestal. Este programa consistiu na criação de equipas especializadas, que vieram reforçar as estruturas de prevenção já existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB