O ex-presidente da Câmara Municipal de Almeirim e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, José Sousa Gomes, faleceu na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, aos 75 anos, vítima de doença prolongada.
Nascido a 24 de outubro de 1940, Sousa Gomes, um histórico do PS do distrito de Santarém, estava doente há vários anos mas o seu estado de saúde tinha-se agravado nos últimos tempos, tendo sido internado no Hospital da Luz, em Lisboa, por altura do Natal.
Presidente da Câmara Municipal de Almeirim desde 1989, Sousa Gomes saiu em 2013, devido à lei de limitação de mandatos, após 24 anos à frente dos destinos daquele concelho.
Foi também presidente da Associação de Municípios da Lezíria do Tejo, atualmente Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, e da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, que dirigiu até deixar a autarquia.
Formado em Contabilidade e Administração, José Joaquim Gameiro de Sousa Gomes foi professor do ensino secundário em Alpiarça e Santarém, tendo sido presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém.
Durante os muitos anos que se dedicou à causa pública, foi igualmente dirigente associativo em várias colectividades de Almeirim.
Até ao momento ainda não foram revelados quaisquer pormenores sobre as cerimónias fúnebres de Sousa Gomes, que faleceu cerca das 23h00 de ontem.