O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, só virá a Santarém quanto tiver uma solução para o problema das barreiras da cidade, o que ainda não acontece.
A garantia foi dada pelo próprio governante durante a última audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local na Assembleia da República. Em resposta a uma pergunta da deputada socialista Idália Serrão, também vereadora na Câmara de Santarém, que quis saber o andamento do processo, Moreira da Silva desvalorizou a necessidade de uma visita ao local, dizendo que conhece o risco de desmoronamento das encostas e que o importante é encontrar uma solução, seja na vertente financeira seja na articulação entre os vários organismos e a câmara municipal.
Idália Serrão recordou ao governante que foi o presidente da Câmara de Santarém que disse publicamente que o ministro iria a Santarém durante o mês de Janeiro ao que Moreira da Silva respondeu que nunca disse que ia a Santarém nessa data mas garantiu que irá “no primeiro momento em que tiver a solução definitiva para o problema”.