A medida foi confirmada esta quarta-feira, pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, que explicou na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, que os critérios do PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes] para 2021 vão ser corrigidos.
“Centenas de cidadãos do distrito de Santarém poupam centenas de euros com o PART, nomeadamente nas ligações pendulares que o distrito de Santarém tem com Lisboa”, afirmou o deputado do PS eleito por Santarém, Hugo Costa, durante a audição ao ministro.
Matos Fernandes, que tutela os transportes urbanos, revelou que a distribuição das verbas do PART por todo o território de Portugal continental passará a considerar o critério das deslocações inter-regionais. “Se calhar [estamos a falar de] passar de um milhão para um milhão e trezentos mil”, exemplificou o ministro na audição no Parlamento.
O despacho para formalizar esta alteração deverá ser publicado nos próximos dias. As CIM terão 15 dias para apresentar os planos para utilização das verbas.