Na sua página do Facebook, Inês Barroso, eleita pela primeira vez para a Câmara de Santarém, pelo PSD, em setembro de 2013, revela que “os últimos dias não foram fáceis”, dividida entre permanecer ou deixar o que descreve como o seu “ninho”, a sua “identidade” e o seu concelho, mas optou por renunciar ao mandato autárquico.
“Não obstante existir compatibilidade no exercício de vereadora e de deputada, em condições especificas, entendo que devo exigência às funções que desempenho atualmente e que a complexidade da atividade autárquica justifica a ação de vereadores com pelouros e em permanência, no cumprimento de todas as funções da autarquia com celeridade e empenho”, justifica Inês Barroso.
A agora ex-vereadora afirma que “com espírito de missão e na salvaguarda do interesse público”, continuará “a dedicar especial atenção” ao seu concelho e a direcionar a sua atividade política à população do nosso país, e sobretudo, do distrito. “O Ribatejo é e será sempre a minha casa!”, diz.
No mesmo texto, Inês Barroso agradece a todos os colegas autarcas e aos trabalhadores do município e deixa uma palavra especial ao presidente da autarquia. “A ti, Presidente Ricardo Gonçalves, com profunda gratidão e de uma forma muito especial, um enorme abraço… obrigada meu presidente e amigo”, escreve.
Inês Barroso revela ainda que começou receosa e com uma infinidade de sonhos e projetos para concretizar no concelho, mas cedo sentiu que a generosidade e o carinho dos scalabitanos jamais lhe faltariam! “E assim foi!!! Sempre! E sou tão, mas tão grata a todos!”, completa.
Inês Barroso foi substituída no cargo de vereadora na autarquia de Santarém por Carmen Antunes, que assim continuará em funções.