Ter, 8 Julho 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Governo promete cuidar das barreiras entre 2014 e 2019

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou esta terça-feira, 27 de agosto, que o governo tem a intenção de candidatar a estabilização das encostas de Santarém ao próximo quadro comunitário, estimando que entre 2014 e 2019 a intervenção possa ser concluída.

Durante uma visita efetuada ao final da tarde às barreiras, Sérgio Monteiro afirmou que o Governo está “na disponibilidade de fazer a candidatura e dessa forma o esforço orçamental do Estado é reduzido e a capacidade de execução do investimento que está previsto no relatório do LNEC, que se cifra entre os 18,5 e os 19 milhões, é uma realidade possível”.

Segundo o secretário de estado dos transportes, a preparação do dossier vai avançar de imediato para que a obra possa ser das primeiras a ser co-financiada no próximo quadro comunitário de apoio, tendo em conta que a instabilidade das encostas é reconhecida há décadas, tendo-se agravado em 2001, na sequência da ruína de parte das muralhas da antiga Alcáçova, devido a uma intempérie.

O governante garantiu ainda que o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, vai retomar e alargar as operações de monitorização das barreiras, que estavam interrompidas há seis anos, o que vai permitir identificar as prioridades das intervenções a candidatar a fundos comunitários, pelas várias entidades envolvidas: Câmara de Santarém, LNEC e REFER – Rede Ferroviária Nacional.

O presidente do LNEC, Carlos Pina, que também esteve presente na visita às encostas, explicou que o aumento da monitorização vai também “garantir informação de curto prazo para tentar mitigar eventuais possíveis acidentes, e depois acompanhar a execução das obras que for necessário fazer no prazo e com os meios financeiros que for possível encontrar”.

A estabilização das encostas vai ser feita tendo como base um projeto concluído pela Câmara de Santarém em 2010 e que define as obras necessárias para garantir a segurança das populações e a salvaguarda do património.

Os compromissos dos responsáveis pelos transportes e LNEC deixaram o presidente da câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, “satisfeito”. O autarca espera que o lançamento de alguns concursos e o início das obras possa ocorrer já no próximo ano.

Visão diferente tem o candidato do Bloco de Esquerda à autarquia, que acompanhou a visita na qualidade de deputado municipal. Bruno Góis considera que o governante apenas prometeu prometer e lamenta que nenhuma das medidas de ação imediata identificadas há três anos tenha aplicação imediata.

Bruno Góis questionou ainda Sérgio Silva Monteiro sobre o necessário desvio da linha ferroviária do Norte, fator de instabilidade das barreiras, tendo o governante respondido que essa medida não é prioritária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB