O ex-presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes vai recandidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Coruche nas eleições autárquicas de outubro deste ano, encabeçando a lista a apresentar pelo movimento “Volta Coruche”.
Dionísio Mendes, que atualmente é administrador executivo da Ecolezíria, empresa intermunicipal responsável pela recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, foi presidente da Câmara de Coruche entre 2001 e 2013, tendo exercido outros cargos no concelho, entre eles o de presidente do Coruchense.
O movimento “Volta Coruche” assume-se como um “grupo de cidadãos independentes”, com vontade “de assumir um compromisso cívico com os coruchenses, assente na dedicação à causa pública” Vai concorrer a todos os órgãos autárquicos – Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Assembleias de Freguesia –, afirmando-se como independente, sem apoios partidários, empenhado na defesa do concelho e dos seus cidadãos.
“Entendemos que temos o dever de apresentar aos coruchenses uma alternativa forte, que os leve a acreditar que é possível voltar a colocar Coruche na rota do progresso económico, social e cultural. Este entendimento é reforçado pelo incentivo que temos recebido dos mais diversos quadrantes sociais e políticos”, pode ler-se em nota de imprensa enviada à Rede Regional.
Entre as propostas do movimento estão “atrair e fixar pessoas e empresas no concelho, num contexto de crescente competitividade territorial em que é necessário potenciar o que de melhor temos, melhorando acessibilidades e promovendo a criação de emprego” e “melhorar a oferta de serviços públicos fundamentais como saúde, educação, habitação, apoio social, segurança de pessoas e bens, respondendo às necessidades dos munícipes em todas as freguesias, assegurando a coesão social”.
“Potenciar o património natural e cultural do concelho, no respeito pela herança histórica, pela identidade rural e pelos desafios do progresso sustentável” e “aproximar a diáspora: os coruchenses que estudam ou trabalham fora do concelho ou do país representam um enorme capital de sabedoria e experiência que devemos integrar na política autárquica”, são outros dos objetivos do movimento.
A apresentação pública da candidatura decorrerá no próximo dia 31 de maio, sábado, às 11h00 horas, no Jardim 25 de Abril, em Coruche.
A Câmara de Coruche é atualmente liderada por Francisco Oliveira (PS), que não se irá recandidatar devido à lei de acumulação de mandatos. O executivo municipal tem atualmente 4 eleitos do PS, 2 da CDU e um do PSD.