A garantia é do Ministério das Infraestruturas e da Habitação (MIH) que, em resposta a perguntas da deputada do CDS-PP eleita por Santarém, Patrícia Fonseca, diz que “relativamente à retificação de traçado da EN361 ou EN362, não está previsto qualquer projeto visto que não está identificada nenhuma situação critica que justifique tal opção”.
Na mesma resposta, o MIH diz ainda que “relativamente ao projeto de execução designado por «ER361 entre Amiais de Cima (km 61+890) e Alcanena (km 68+130) – Requalificação», informamos que o mesmo se encontra concluído desde março de 2018. O lançamento desta empreitada esteve dependente da decisão de suspender o Plano de Ordenamento do Parque Nacional de Serra de Aires e Candeeiros, tendo esta situação ficado resolvida no passado mês de março”.
Já o projeto de execução designado por “EN362 Beneficiação entre Alcanede (km 31,025) e o Santarém (km 51,713, entroncamento com EN3) – Reabilitação” encontra-se concluído desde Agosto de 2018, tendo esta empreitada sido adjudicada em 3 de janeiro de 2019 e o contrato assinado em 12 de fevereiro de 2019, aguardando-se a sua consignação.
Recorde-se que a Infraestruturas de Portugal (IP) assinou a 12 de fevereiro deste ano, o contrato para a execução da empreitada de beneficiação da estrada entre Alcanede e Santarém. Na altura foi anunciado que “os trabalhos deverão arrancar assim que o contrato obtiver o visto do Tribunal de Contas, que se perspetiva que aconteça ainda no primeiro semestre de 2019”.
SUSPENSÃO DA PASSAGEM DE NÍVEL DAS ASSACAIAS EM CURSO
O Ministério esclarece ainda que “o projeto de execução designado por “Linha do Norte – Supressão da Passagem de Nível ao km 76+789 – Assacaias – Alternativa à EN365″ [entre a Ribeira de Santarém e Alcanhões] encontra-se em curso”.
“Findo este processo seguir-se-á o lançamento do concurso público para a execução dos trabalhos”, conclui o MIH”.