Os deputados do Partido Socialista de Santarém, António Gameiro e Idália Serrão, reuniram-se recentemente com autarcas e a proteção civil do Entroncamento para discutir as soluções para “os graves problemas de segurança” identificados na estação dos Caminhos-de-Ferro da cidade.
Em causa está, sobretudo, a impossibilidade de acesso às plataformas por parte dos meios de socorro necessários em caso de acidente, situação já comunicada à REFER, mas que ainda não teve solução.
Na reunião, o presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria (PS), apresentou o projeto de uma ligação subterrânea que ligue as duas freguesias da cidade, que permitirá alojar as bilheteiras, assim como aceder de forma tranquila e segura às plataformas de embarque. Esta solução tem ainda a vantagem de permitir o acesso dos meios de socorro em caso de acidente, coisa que a solução existente não permite.
Para além das questões de segurança da estação, estiveram ainda em discussão outras propostas relacionadas com a linha férrea, nomeadamente a potenciação do interface como ligação estratégica da Porta Industrial Norte e consequentemente a sua ligação rodoviária à A23 ou ainda a recuperação e preservação do património histórico edificado.
“É essencial que as questões de acessibilidade sejam salvaguardadas, especialmente quando se trata de segurança e de fazer chegar meios de socorro junto das vítimas”, afirma António Gameiro, que não encontra razão para que “uma obra destas não tenha tido esses parâmetros em linha de conta”.
Já Idália Serrão considerou que é uma prioridade resolver estas situações, que diz serem “absolutamente anacrónicas e reveladoras do retrocesso que afeta todo o país”.
Os deputados assumiram o compromisso de marcar uma reunião com a Refer para tentar esclarecer as razões pelas quais tardam as obras dos acessos de segurança às instalações e para tentarem sensibilizar a empresa para a necessidade de dotar a infraestrutura de uma passagem subterrânea para peões e veículos de segurança.