Um dia depois da Unicer ter anunciado a antecipação do fecho da fábrica de Santarém para o final deste mês, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém perguntaram hoje ao Ministério da Economia quanto é que a empresa recebeu de fundos públicos desde 2012 e, caso os tenha recebido, se os irá ou não devolver?
Numa pergunta entregue na Assembleia da República na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro, os deputados Nuno Serra, Teresa Leal Coelho e Duarte Marques consideram que ” o encerramento da ex-Rical “demonstra que a empresa não teve capacidade de implementar os projetos decorrentes de financiamentos públicos”, pelo que querem saber “quais serão as consequências para os contratos celebrados ente o Estado Português e a UNICER S.A., nomeadamente com a AICEP e IAPMEI?”.
“Considerando os objetivos a que os contratos de financiamento estão sujeitos a nível de empregabilidade, no âmbito do QREN e do PT2020, quais as consequências que resultam para o cumprimento destes contratos face ao encerramento da unidade da Rical, em Santarém, e consequente despedimento coletivo?”, pode ler-se ainda no comunicado, que termina questionando “qual acompanhamento que o atual governo esta a efetuar deste processo de despedimento coletivo e encerramento de uma das unidades fabris mais relevantes para o Concelho de Santarém?”.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Unicer encerra fábrica a 31 de janeiro
Governo suspendeu pagamentos de fundos comunitários à Unicer
Unicer pode ter de devolver apoios comunitários recebidos em Santarém