Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém vão reunir com a Câmara Municipal de Alpiarça e fazer uma visita à Renoldy, a fábrica de produção e embalamento de leite na zona industrial da vila que pretende entrar num processo de “lay-off”.
“Esta é uma situação altamente preocupante do ponto de vista económico e que já se arrasta há anos. Mas sobretudo preocupa-nos do ponto de vista social”, salienta a deputada Idália Serrão, chamando a atenção para o problema que o possível encerramento da empresa de laticínios pode acarretar, uma vez que estão em jogo cerca de 60 postos de trabalho.
Recorde-se que, na semana passada, os trabalhadores da Renoldy realizam um plenário com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias da Alimentação, Tabacos e Bebidas de Portugal (SINTAB), da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém (USS/CGTP-IN) e um protesto simbólico, à porta da fábrica, contra a o que consideram ser uma forma “ilegal” e “desleal” de impor o “lay-off”.
Os trabalhadores criticam o facto da administração da empresa não prestar informações sobre a situação financeira nem sobre as causas desta medida.
A Renoldy tem como único cliente o grupo Sonae, que ainda a semana passada, conforme foi denunciado pelo sindicato, limitou, em algumas superfícies comerciais, a aquisição do seu leite UHT de marca branca a 12 unidades por consumidor, devido à “elevada procura” e à “salvaguarda da manutenção dos stocks”.
Ora, em Alpiarça, ninguém compreende bem porque não se produz mais leite, uma vez que parece haver procura no mercado.
Acerca desta situação, a Câmara de Alpiarça também já reuniu com o secretário de Estado da Economia, Leonardo Mathias, que prometeu envolver-se pessoalmente, junto da administração da empresa, em procurar uma solução que viabilize o seu funcionamento.
“Temos de acompanhar estas questões de forma muito próxima, até para dar um sinal de que as autarquias não estão sozinhas na luta pelos interesses das suas populações”, acrescenta ainda António Gameiro, deputado socialista e presidente da Federação Distrital de Santarém do PS.