Duarte Marques, deputado pelo PSD eleito pelo círculo de Santarém, desafiou o Ministério do Ambiente a fazer uma auditoria às empresas e instituições suspeitas de poluir a Ribeira da Boa Água, em Torres Novas.
O repto foi lançado diretamente ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, durante uma audição realizada na Assembleia da República, onde Duarte Marques defendeu a auditoria como a melhor forma de “acabar com a especulação e a troca de argumentos políticos entre a população, autarquias e empresas sobre a poluição no rio Almonda”.
Para o deputado social-democrata, apesar de já ter sido identificada uma empresa por parte do Ministério do Ambiente, a Fabrioleo, é “importante verificar se não haverá outras entidades a poluir, incluindo descargas de camiões provenientes de outros pontos do país”.
A auditoria ambiental independente proposta deverá abranger todas as empresas e entidades públicas e privadas que existam nas margens destes cursos de água ou que a eles estão ligados, afirmou Duarte Marques.