Ter, 16 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Coruche premiado pelo combate à desertificação

coruchepremiodesetificacao

O município de Coruche foi galardoado com o certificado de “Campeão das Zonas Áridas em Portugal 2016” pelo seu empenho no combate à desertificação e à seca, através do projeto “Incêndios e Ordenamento Florestal em povoamentos de sobreiro na Herdade dos Concelhos”.

O prémio, segundo uma nota de imprensa da autarquia, foi atribuído no âmbito de uma candidatura ao projeto Dryland Champions Certificate, um evento organizado pelo Núcleo Regional de Combate à Desertificação do Algarve (ICNF).

O projeto candidatado, de nome “Avaliação dos Efeitos do Fogo e da Gestão Florestal em Povoamentos de Sobreiros”, resulta de um protocolo celebrado entre o município, o Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves – Instituto Superior de Agronomia (CEABN – ISA) e Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC).

Segundo a mesma nota, está a decorrer na Herdade dos Concelhos desde outubro de 2013, após a ocorrência de um grande incêndio florestal.

“Tem como objetivo a melhoria do conhecimento da ecologia do sobreiro, mais concretamente através do estudo dos efeitos do fogo e da gestão pós-fogo em povoamentos florestais desta espécie afetados por incêndios”, explica a autarquia, acrescentando que “este estudo teve por base a monitorização de árvores na herdade, com vista à apresentação futura de recomendações sobre as melhores práticas de gestão de sobreiros em áreas ardidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB