A Comissão Federativa de Jurisdição (CFJ) do PS Santarém declarou improcedente o requerimento que pedia a impugnação da deliberação da comissão política do PS Cartaxo que agendou o ato eleitoral de escolha do candidato às próximas autárquicas para o dia 11 de Dezembro, entregue por 15 militantes desta concelhia local à Federação Distrital do PS.
Com esta decisão, este órgão distrital confirma a legalidade das eleições diretas realizadas a 11 de Dezembro último, e que ditaram a escolha de Pedro Magalhães Ribeiro como cabeça-de-lista nas próximas autárquicas de 2013, em detrimento de Paulo Varanda, o atual presidente da Câmara do Cartaxo, que acabou por desistir à última da hora.
Segundo o acórdão, a que a Rede Regional teve acesso, a CFJ fundamenta a sua decisão na "inexistência de pressupostos legais" que justifiquem o pretendido pelos requerentes, entre os quais estão os vereadores Bernardo Pereira e Fernando Martins, o presidente da Junta de Freguesia de Vale da Pinta, Fernando Ramos, e vários funcionários do município que ocupam cargos de nomeação política.
Um dos argumentos usados pelos contestatários tem a ver com o facto da calendarização seguida pela comissão política concelhia do PS Cartaxo não ter permitido que muitos militantes fossem a tempo de pagar as suas quotas e participar assim no ato de escolha do candidato do partido à Câmara.
Mesmo sabendo que a sua obrigação em termos de filiação partidária é ter as quotas pagas e em dia, os requerentes alegavam que a "realidade mostra que a generalidade dos militantes somente as paga quando sabe que terá que exercer um ato eleitoral".
Esta linha de argumentação não colheu a concordância da CFJ, que considerou que os estatutos do PS foram integralmente cumpridos, neste processo eleitoral interno.
Mais informação em:
Militantes do PS escolhem Pedro Ribeiro para candidato