A Comissão de Análise do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) aprovou esta sexta-feira, 22 de fevereiro, a reformulação do PAEL e do Plano de Ajustamento Financeiro (PAF) da Câmara de Santarém.
Esta decisão era fundamental para que o processo pudesse avançar e para que a autarquia possa receber estes apoios fundamentais para pagar uma boa parte da sua dívida.
Recorde-se que a comissão de análise tinha notificado a autarquia para reformular o seu pedido no dia 4 de dezembro de 2012, tendo a reformulação sido aprovada pela autarquia a 14 desse mesmo mês.
Segundo o documento então aprovado, no caso do Plano de Saneamento Financeiro, a autarquia candidatou-se a 19 milhões de euros, enquanto no que se refere ao PAEL em concreto, a Câmara de Santarém espera um encaixe que ronda os 24,5 milhões de euros. Ao todo são cerca de 43,5 milhões de euros.
Após o parecer favorável da Comissão de Análise do PAEL, o documento segue agora para o Tribunal de Contas, que terá a palavra final sobre a sua aprovação ou rejeição.
O Rede Regional está a tentar obter uma reação do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, mas tal não foi possível até ao momento.
Quatro candidaturas aprovadas no valor de mais de nove milhões de euros
Até ao momento, no distrito de Santarém, foram aprovados apenas os PAEL de Almeirim (694 mil euros), Rio Maior (962 mil euros), Chamusca (4,3 milhões de euros) e Entroncamento (3,2 milhões de euros).